Resposta a incidentes
Descrição
A resposta a incidentes de segurança da informação envolve ações para lidar com violações de segurança, como ataques cibernéticos e vazamentos de dados. O objetivo é minimizar o impacto, proteger os dados e sistemas, investigar a causa e prevenir incidentes futuros.
Um planejamento de resposta a incidentes é importante para garantir que uma organização possa lidar de forma eficaz e rápida com violações de segurança, minimizando o impacto nos dados e sistemas e protegendo a reputação da empresa.
Como carregar um diagrama de Planos de resposta a incidentes?
- Ao entrar na plataforma, no menu lateral selecione a opção Diagramas.
- Nessa lista suspensa, haverá a opção Resposta a incidentes.
- Clique em Carregar diagrama.
- Faça o preenchimento da Descrição do incidente.
- Após a descrição, selecione qual a Visibilidade do plano. Selecionando a visibilidade como Privado será necessário fazer o preenchimentos dos demais campos como: Setores e Perfis e por fim o Tipo da solicitação.
- Selecionando a Visibilidade do plano, como Público será necessário apenas escolher o Tipo da solicitação.
- Finalizando o preenchimento das lacunas solicitadas, caso deseje, ao lado haverá uma opção Carregar diagrama. Ao clicar nela, poderá ser feito o upload do arquivo do diagrama já existente.
- Os arquivos suportados são:
- .bpmn
Como adicionar um plano de resposta a incidentes?
- Ao entrar na plataforma, no menu lateral selecione a opção Diagramas.
- Nessa lista suspensa, haverá a opção Resposta a incidentes.
- Clique em Adicionar plano.
- Faça o preenchimento da Descrição do incidente.
- Após a descrição, selecione qual a Visibilidade do plano. Selecionando a visibilidade como Privado será necessário fazer o preenchimentos dos demais campos como: Setores e Perfis e por fim o Tipo da solicitação.
- Selecionando a Visibilidade do plano como Público será necessário apenas escolher o Tipo da solicitação.
- Finalizando o preenchimento das lacunas solicitadas, caso deseje, ao lado haverá um espaço para fazer o desenho do processo para o melhor entendimento do usuário.
O que é BPMN?
O BPMN é como um "mapa" que usamos para desenhar e entender como as coisas acontecem em uma empresa. Imagine que você tem uma loja e quer desenhar como um cliente compra algo. O BPMN ajuda a mostrar em etapas simples, como quando o cliente escolhe um produto, vai até o caixa, paga e leva o produto. Cada parte desse processo é representada por desenhos simples, como quadros, setas e símbolos, que mostram o que acontece em cada passo. Isso ajuda a entender e melhorar como a loja funciona.